DEBATE – 05-01-18 – Ceia do senhor: festa ou funeral? A ceia é o velório de cristo?

DEBATE – 05-01-18 – Ceia do senhor: festa ou funeral? A ceia é o velório de cristo?

 

 

Ouvinte comum:

A Ceia foi estabelecida pelo Senhor Jesus e celebrada por seus discípulos em um contexto de refeição literal. A ideia de se observar a Ceia do Senhor tomando suco de uva em um pequeno cálice e comer pedacinhos insípidos de pão é algo totalmente estranho às Escrituras e à prática dos primeiros discípulos. O pão e o vinho deveriam ser consumidos em um ambiente de alegria e descontração, não de tristeza e formalismo. Mas nos moldes atuais, “celebrar” a Ceia é algo tão contraditório quanto fazer um piquenique no cemitério.

1 – Jesus ao celebrar a Ceia com seus discípulos tinha em mente criar um ambiente tenso e fúnebre?

2 – Para o cristão o sangue do cordeiro é sinônimo de vida e não de morte, então a Ceia não deveria ser uma festa de alegria e regozijo?

3 – A Páscoa judaica é um festival em que os judeus recordam e comemoram a libertação dos hebreus da escravidão do Egito e a consequente formação da nação de Israel; A Igreja Cristã não deveria comemorar com a mesma alegria sua libertação do mundo e do pecado?

4 – A Reforma Protestante aboliu a supersticiosa doutrina da transubstanciação que tem a ideia de Cristo estar sendo crucificado naquele momento; Porém a igreja protestante não estaria no mesmo modelo da prática da transubstanciação?

 

Deixe seu comentário

Please enter your name.
Please enter comment.