Institucional – 87,9 Melodia FM

Institucional

Conheça nossa rádio

E SAIBA QUEM SOMOS

Como a rádio começou

No final do ano de 1995 fomos à Belo Horizonte capital mineira com intuito de levar minhas filhas Quésia e Kéren Happuch para estudar no Colégio Pitágoras. Lá, eu, Ebenezer Fagundes,meu cunhado Heliomar Santos e meu irmão Jônatas Fagundes tivemos o primeiro contato com uma Rádio Comunitária do Bairro Santa Mônica através do Pr Cláudio que tinha um programa na mesma.

Ficamos admirados da audiência que tinha a emissora e o trabalho que vinha sendo realizado.Dai então fomos encaminhados até a Empresa Energia e mantivemos contato com o Eng. de Telecomunicações Hélio Nonato para saber quais os Equipamentos e quais as providências para montar uma emissora em Vitória da Conquista.

De volta à Conquista, conversando com meu irmão Jônatas Fagundes que já foi transferido para a eternidade, de imediato tomamos a descisão de adquirir todos os equipamentos necessários para a instalação de uma emissora na cidade.E também fundamos a Associação Comunitária Sinai de Radio difusão para o Desenvolvimentos Cultural e Artístico, com a seguinte

Diretoria:

– Presidente-Jônatas Fagundes Ferreira(in memoriam)

– Vice-Presidente-Pr Nereu Walter Gomes

– 1o.Secretário-Heliomar Novais Santos(Funcionário Público)

– 2o.Secretário-Dr Wilde Ferreira de Oliveira(Advogado)

– 1o.Tesoureiro-Ebenezer Fagundes Ferreira(Engenheiro Civil)

– 2o.Tesoureiro-Jorge Eduardo dos Santos(Contador)

Conselho Fiscal:

– Zoroastro Silva de Oliveira(in memorian)

– Valmirah Lacerda FerrazAntônio

– Cássio Nunes FerrazSuplentes

– Lauro Ferraz de Oliveira Flores

– Pr. Josué Brito Júnior

– Fredson Carlos de B. Nascimento

A toda esta Diretoria que emprestaram seus nomes nesta empreitade de fé, o nosso mais sinceros agradecimentos dizendo que eles também fazem parte desta história bonita da rádio comunitária.

Demos de início, entrada em um pedido de Autorização para funcionamento da emissora no Órgão específico em Salvado-Ba,através de ofício protocolado sob N.495 na Delegacia do Ministério das Comunicações na Bahia em 15 de abril de 1997.

Em caráter experimental, até que viesse a resposta do Ministério das Comunicações sobre a viabilidade do empreendimento, colocamos a Rádio Sinai 104,5 Fm no ar no mês de março de 1997 em fase de testes com a ajuda do Irmão Valmirá Lacerda que é técnico em eletrônica e faz parte da Associação.A Programação Oficial começou em 1 de maio de 1997 sendo o primeiro programa o Espaço Mulher que perdura até hoje, com a apresentadora Rose Elene Ferreira.O primeiro operador da Rádio foi o Pastor Paulo Sérgio Monteiro, registramos aqui o nosso muito obrigado a este servo de Deus.

Na sequencia tivemos que mudar a Presidência da Associação haja visto que por motivos particulares o Jônatas Fagundes teve que deixar o Cargo mas continuou agindo ativamente na Direção da emissora.Foi de fundamental importância a sua participação em todo este projeto,ajudando no funcionamento,com recursos e doações.Nunca esquecerei deste suporte que o meu querido irmao nos deu com todo amor do seu coração.Com a transferência de meu irmão Jônatas Fagundes para a eternidade ocorrido em 08 de Julho de 1998, ficamos como órfãos na emissora.

Mas, sua esposa Márcia Dias Ferreira assumiu com toda garra o que já vinha fazendo e foi realmente uma ajuda que não é possível dimensionar nesta terra. A Márcia Dias Ferreira e seus filhos Jônatas Fagundes Ferreira Filho e Jéssica Dias Ferreira,minha família querida,meus sinceros agradecimentos.Quanto ao mano Jota fica a certeza que um dia eu o encontrarei na eternidade e teremos muito tempo para nos amarmos mais do que aconteceu aqui na terra.Em breve eu espero que isto aconteça.

Quero fazer uma referência muito especial aos nossos amigos e colaboradores José Cerqueira,Renato Silva e Wilson Brasil que em todo instante estiveram presentes neste processo e também fazendo a programação trazendo sempre novidades da comunidade para os ouvintes.

Primeiras dificuldades

No mesmo mês de maio fomos surpreendidos pela fiscalização do Anatel e Polícia Federal que lacraram o cabo da antena. Entramos de imediato com um Mandado de Segurança na Justiça federal em Salvador e fomos contemplados com uma liminar expedida pela 5ª. Vara através da Juíza Dra Cyntia Amaral. De posse desta medida , entramos no ar e ficamos até que foi julgado improcedente o mérito da ação por nós requerida.

Realizamos diversos movimentos,Sessão na Câmara de Vereadores,Fórum Regional sobre Rádios Comunitárias,tivemos a oportunidade de trazer a Vitória da Conquista o Mizael Avelino da Rádio Favela Fm de Belo Horizonte-Mg,conhecido nacionalmente por seu trabalho realizado em prol das Rádios Comunitárias,várias reuniões na cidade e no estado, objetivando que fosse aprovada a Lei que instiuií o Serviço de Radiodifusão Comunitária no País.As reportagens em anexo servem para ilustrar todo o trabalho que desenvolvemos para alcançar nossos objetivos.

À partir de Vitória da Conquista o movimento se alastrou para todo o Estado da Bahia.Criamos a Abartc-Associação Bahiana de Rádios e TVs Comunitárias que de imediato ficou assim composta a sua Diretoria:

– Presidente-Ebenezer Fagundes Ferreira

– 1o.Secretário-Eduardo Pontes

– 1o.Tesoureiro-Padre José Carlos

Finalmente em 19 de Fevereiro de 1988 foi sancionado pelo Presidente Fernando Henrique Cardoso a Lei 9.612 que instituía o Serviço de Radiodifusão Comunitária em todo Brasil.

Demos entrada no Processo para regularização em 05 de dezembro de 1998 em Salvador-Ba e recebemos a Outorga em 21 de dezembro de 2007.

Neste período em que apesar de termos pedido a regularização efetiva da emissora fomos muito perseguidos aqui na cidade.Creio que devido à grande audiência e isso incomodou em especial.Fomos muito perseguidos por um radialista de uma emissora da cidade que em determinados momentos passou dos limites.

Fomos caluniados, injuriados, isto porque ele se achava o detentor de toda a verdade e não conhecedor do movimento forte que se espalhava por todo Brasil como um meio de democratizar as comunicações.Nunca foi questionado o caráter moral das outorgas concedidas no passado de modo político e que beneficiou alguns em detrimento da maioria que sempre quis se fazer ouvir.Este radialista se prestou a esse papel de tentar desestabilizar todo este projeto comunitário.Fez de tudo, denunciou ,ridicularizou,mentiu,enganou, pensando somente em se beneficiar, ou seja, achando ele que todo a comunicação de Conquista tem que ser ele,passar por ele.Este enfim é o nosso sentimento, podemos até estar errado e consertar parte desta história mais adiante.

Clique nas imagens abaixo para ampliar e visualizar as páginas da nossa história!

A conquista

Valeu a pena esperar tanto.A tramitação de processos no setor público é muito difícil e burocrático.Ficamos esperando muito tempo.Foram 9 anos até que saiu a Outorga do Ministério das Comunicações.Neste período várias pessoas nos ajudaram e queremos nomeá-los:Eng.de Tel. Hélio Nonato que como técnico nos deu várias orientações e também acompanhou a tramitação do Processo.

Foi ele que me ligou no dia 22 de dezembro de 2007 avisando que o processo foi liberado;Pr Everaldo Dias Pereira, com boa tramitação em Brasília se empenhou com os políticos para que fosse liberado a outorga.

O nosso agradecimento sincero a este grande amigo que morando no Rio de Janeiro nos deu essa grande força.

A Melodia

A Rádio Melodia 87,9 Fm tem como objetivo levar aos ouvintes uma programação de qualidade sempre voltada para atender toda a comunidade que estiver ao alcance de suas ondas sonoras.Levar o Evangelho de Jesus Cristo e atender ao reclame social das pessoas que querem falar e serem ouvidas.

Queremos fazer realmente que esta emissora esteja perto dos ouvintes quer seja dona de casa,feirante,profissionais liberais,autoridades,etc. A Rádio não tem dono, não tem cacique, aqui todos tem vez e voz este é nosso lema maior.

Primando pela ética, respeito e compromisso com a verdade doa a quem doer.

Mesa diretora:

A Associação Comunitária Sinai de Radiodifusão para o Desenvolvimento Cultural e Artístico tem sua Diretoria assim composta:

– Presidente-Rose Elene Canguçu Mirante Ferreira

– Vice-Presidente-Raphael Canguçu Mirante Ferreira

– 1o.Secretário-Gilaelson Santos Souza

– 2a.Secretária-Kátia Regina Oliveira Vidal

– 1o.Tesoureiro-Ebenezer Fagundes Ferreira

– 2o.Tesoureiro-Jorge Eduardo dos Santos