Qual É O Maior Obstáculo Para O Avanço Do Evangelho No Brasil?

Qual É O Maior Obstáculo Para O Avanço Do Evangelho No Brasil?

Eu acho que a mídia fez uma falsa representação do que é ser evangélico no Brasil. Há muitos evangélicos no Brasil, e alguns dizem que estamos próximos de ser de 35% a 40% da população brasileira, mas muitos desses evangélicos são de igrejas neopentecostais, que são igrejas que pregam a Teologia da Prosperidade. Então, a mídia e o mundo em geral pensam que ser evangélico é pedir dinheiro, oferecer saúde e cura em troca de ofertas e outros sacrifícios espirituais. É assim que eles nos veem, até mesmo as igrejas históricas como a Igreja Presbiteriana. Isso é muito complicado.

Quando você começa a pregar, e diz pra uma pessoa “você precisa se arrepender e se tornar cristão”, ela imediatamente acha que você está atrás do dinheiro dela, como algumas igrejas fazem. Acho que este é um grande obstáculo que temos de ultrapassar. Primeiro precisamos fazer um trabalho básico de dizer àquela pessoa: “Veja, há uma grande diferença entre as igrejas que pedem dinheiro na televisão e as igrejas cristãs históricas bíblicas”. Então, temos que começar assim.

Outro obstáculo estaria na própria igreja. A igreja no Brasil ainda é muito recente. Não temos nem 200 anos, então ainda estamos tentando achar nossa maneira de como sermos igreja. Nós seguimos o modelo dos missionários que trouxeram o Evangelho ao Brasil, mas após muito tempo, ficou claro que precisávamos nos adaptar e fazer mudanças, e isso nem sempre é fácil. Algumas pessoas não querem mudar, e elas dizem: “Nós já fazemos isto há cinquenta, sessenta anos”. Mas os tempos mudaram, e a cultura está avançando, e neste contexto, a igreja deve ser relevante, e falar de uma forma que a nossa cultura consiga entender.

É difícil fazer as pessoas mudarem e entenderem que, ao fazer isto, não estamos comprometendo o Evangelho, pois as verdades centrais do Evangelho estão lá, e são intocáveis, não vamos mexer nelas. Mas a forma que se apresenta elas pode ser mudada e adaptada para os novos tempos que estamos vivendo no Brasil agora.

Eu acho que esses são os dois grandes obstáculos que temos que enfrentar para ver o Evangelho, e especialmente a fé reformada, avançar e progredir no Brasil.

Deixe seu comentário

Please enter your name.
Please enter comment.